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Atrasos nos Voos

Saiba o que fazer se seu voo atrasou

A Infraero instrui os passageiros que enfrentam atrasos com voos a procurarem as companhias aéreas, que têm a obrigação de oferecer opções como troca de aeronave e hotel. Saiba o que fazer.

Atitude imediata

Em caso de cancelamento ou atraso do voo, o passageiro deve procurar imediatamente um funcionário da companhia aérea na qual adquiriu a passagem. Esse funcionário vai avaliar o tempo de atraso e disponibilizará o que for preciso, remanejamento do passageiro para outro voo, alimentação e hotel, por exemplo.

Atraso de até 4 horas

De acordo com a Infraero, a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro voo da própria companhia ou de outra em no máximo quatro horas. Se este prazo não for cumprido, o usuário poderá optar entre viajar em outro voo, pedir endosso ou reembolso da passagem.

Atraso de mais de 4 horas

Para os passageiros que decidirem viajar em outro voo, seja no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação e transporte para outro aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas por causa do atraso.

Direitos do consumidor

Para orientações ou reclamações, os passageiros podem ligar para o Procon. Confira os números:

SP – 151

MG – 295-3366

RJ – 1512

ES – 3381-6222

RS – 151

BA – 3321-4228

DF – 3212-1500

O passageiro que foi prejudicado por causa dos atrasos das companhias aéreas tem o direito a receber indenização. O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, informou que os passageiros devem encaminhar as reclamações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou para a ouvidoria da Infraero. Confira os sites:www.infraero.gov.br/ e http://www.anac.gov.br/

Se o consumidor mora no Estado de São Paulo e deseja reclamar contra os atrasos e/ou cancelamentos de voos, deve preencher o formulário no site: http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=318