EMBARQUE NAS MELHORES TARIFAS


Tremor atinge Caribe e região alerta para risco de tsunami

A região do Caribe amanheceu nesta quarta-feira (10) com a informação de um alerta para tsunami, causado por um tremor de magnitude 7,6 na região de Honduras. O terremoto causou comunicados para o risco de ondas gigantes nas proximidades de Porto Rico, Ilhas Cayman, Cuba, Jamaica, Ilhas Virgens Britânicas e México.

O tremor foi registrado a aproximadamente 44 km de distância de Honduras e foi sentido por volta das 22h (horário local). A confirmação foi feita pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey, em inglês) poucas horas depois, mas o alerta foi revogado durante a madrugada. O órgão acredita que o cismo aconteceu a 10 km de profundidade, na região da ilha hondurenha de Gran Cisne.

Embora o Serviço Geológico dos EUA não confirme nenhum dano causado pelo tremor, existem relatos de rachaduras em prédios nas regiões de Gracias a Dios, Olancho, Colón e em outras províncias como o Distrito Federal e Cedeño. Nas redes sociais também é possível encontrar vídeos de moradores dessas regiões registrando os estragos causados pelo cismo. Ainda não existem informações sobre feridos.

Por causa do evento, o presidente eleito de Honduras, Juan Orlando Hernández, chegou a se pronunciar, por meio de sua conta oficial no Twitter, pedindo para que a população do país se mantivesse calma.

Mesmo com o alerta revogado, algumas regiões do México registraram aumento de até 1 metro nas ondas.

*Com informações do El País