Agradecer é preciso: nossa trajetória de aprendizado e crescimento em 2020

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Agradecer por um ano como 2020, pode parecer loucura. Mas o fato é que mesmo com todas as barreiras que enfrentamos, chegamos ao fim deste ano com muitas lições aprendidas e com a certeza de que  2021, será muito melhor por tudo o que vivemos até aqui!

Este ano iniciou cheio de promessas e com ótimas perspectivas no cenário econômico do país. A queda dos juros no decorrer de 2019 reforçou a crença de que se desenharia um cenário positivo para todos os setores econômicos, com projeções acima dos 2% para indicadores importantes como o PIB.

Contudo, ninguém contava com um problema macroambiente, no qual a resolução estava fora do alcance de todos.

Já nos primeiros dias do ano, notícias sobre um vírus novo começaram a virar manchete em todos os países. No início, parecia se tratar de algo sob controle com transmissão restrita à China.

Porém, tudo mudou rapidamente. Dias depois começaram a surgir relatos de transmissões entre cidades, estados, países e continentes, até que, no dia 11 de março, a OMS vem a público declarar o estado de pandemia.

Foi quando a Terra parou. Daí em diante você sabe bem o que aconteceu com a sua empresa e com o mundo inteiro.

Mas, queremos voltar um pouco no tempo para lhe contar como foi o período da pandemia para a Kontik e como superamos a maior crise do setor de viagens da história moderna.

No entanto, muito além dos relatos, o objetivo deste artigo é agradecer a você, querido cliente. Agradecer pela parceria e por trabalhar lado a lado com a Kontik durante os meses mais difíceis.

Continue lendo e entenda o quanto a continuidade da nossa parceria foi fundamental para a Kontilk este ano.

Boa leitura!

O início da pandemia

Quando a OMS “oficializou” a pandemia, cientistas vieram a público para colocar o distanciamento social como a forma mais segura de controlar o vírus naquele momento. Com isso, cidades mundialmente conhecidas pelo caos e pelo excesso de pessoas ficaram vazias.

Comércios fecharam as portas, empresas se transformaram em ambientes virtuais do dia para a noite e de dentro de casa, presenciamos uma nova forma de fazer negócios surgir.  É claro que essa mudança repentina trouxe mais consequências do que poderíamos prever – e, muito provavelmente, demoraremos anos até contabilizar tudo o que foi impactado.

O fato é que o distanciamento social impossibilitou diversas atividades econômicas e como consequência, instaurou uma crise instantânea em diversos setores da economia, principalmente na indústria de viagens e Turismo.

Empresas como a Kontik viram suas vendas cessarem do dia para noite. Outras tiveram uma queda de 90% no faturamento e o setor chegou a perder mais 90 bilhões de reais em apenas 3 meses.

Demissões  e reestruturações radicais foram necessárias, ao mesmo tempo em que as agências tinham que lutar para atender demandas não remuneradas como cancelamentos e remarcações, que, na prática, não geram receita relevante para nenhum operador de turismo.

Assim, durante meses, a Kontilk enfrentou um quadro onde havia demanda de trabalho e portanto, mão de obra, mas, em contrapartida, uma receita perto do zero.

Além disso, passamos a dar apoio e assistência aos clientes que começaram a surgir com necessidades que até então não eram corriqueiras na rotina das agências e dos profissionais da área.

Nova realidade para o Corporativo e equipe de Eventos

Com as reuniões canceladas em todo o país, o departamento de Eventos das agências foi o que mais sofreu. Foi necessário se adaptar e adquirir novas competências. Mas o time de Eventos e Incentivos da Kontik não decepcionou.

Usando a sua expertise, a equipe transformou a obrigatoriedade de 100% digital em uma nova oportunidade de negócio, lançando a Inovents: uma empresa full service de eventos especializada em live marketing, eventos digitais e criação.

Inputs do time Comercial do Corporativo

Já para o Corporativo os desafios foram com os cancelamentos, fechamentos de hotéis, fronteiras, repatriação de colaboradores, etc. Foi preciso atuar ativamente na mobilização de colaboradores Kontik para que o atendimento aos clientes não sofresse grande impacto.

No nosso instagram, por exemplo, é possível verificar as principais ações do primeiro semestre, incluindo o nosso plano de contingencia e os lançamentos de funcionalidades. Algumas amostras de como, mesmo em um cenário adverso, a Kontik não parou e ainda permaneceu buscando inovações e conteúdos enriquecedores aos nossos clientes.

Agradecer é preciso

Esses foram alguns dos desafios que vivemos durante a pandemia. Mas a nossa marca conseguiu superá-los e se manteve firme rumo a 2021, muito graças a você, cliente parceiro.

O intuito de detalhar os contratempos vividos pela Kontik nos últimos meses  é justamente mostrar o quanto os nossos clientes foram vitais para a nossa continuidade e a razão pela qual decidimos separar uma semana inteira para te agradecer. O baque foi grande, mas nossos parceiros foram receptivos no momento de repensar novas formas de precificação e de ideias para atendimento e consultoria.

A Kontik pôde comprovar que não caminha sozinha. Foi ao lado de cada cliente que a agência conseguiu analisar as melhores práticas de mercado e seguir com um plano de implantação/migração, bem como, de automatizações para aperfeiçoamento dos processos de gestão de viagens.

Este artigo é todo voltado à gratidão que temos aos nossos clientes. Vocês foram fundamentais este ano e certamente também serão essenciais em 2021.

Parceria Kontik – Clientes

Sentimentos como gratidão e empatia são fatores abstratos, não podem ser necessariamente explicados e muito menos manuseados fisicamente. Porém, através de algumas palavras é possível senti-los.

Foi com esse objetivo que a Kontik recolheu o depoimento de alguns clientes falando sobre a importância da nossa parceria durante o ano de 2020 e que nos ajudou a dimensionar a o alcance da campanha Agradecer deste ano. Confira algumas dessas palavras.

Sheila Camara – KPMG

Se você tivesse um canal para falar com a equipe de atendimento responsável pela sua conta (do comercial, à linha de frente da operação), teria alguma mensagem que gostaria de deixar?

Estamos juntos há alguns anos, já passamos por altos e baixos… os momentos de tensão existem, mas os de descontração prevalecem. Construímos até aqui uma relação de parceria, no sentido literal da palavra. Estar presente, ouvir, ser transparente… o cuidado e amparo em todas as horas, são diferenciais que estabeleceram esta confiança.

Agradecemos a todos, que são igualmente importantes, por manterem a roda girando, mesmo com tantos percalços. Encerraremos este capítulo com muitas histórias para contar e aprendizados que levaremos, seguimos juntos!

Jamyl Syrio – XP Investimentos

Quando a crise do COVID se tornou realidade na sua rotina profissional, criando demandas não planejadas, inclusive em relação ao seu papel como gestor de viagens, qual foi o tipo de apoio que buscou com a Kontik?

Primeiramente trabalhamos fortemente no cancelamento e reembolso, em seguida revalidamos todas as reservas do segundo semestre e buscamos manter nossos consultores dedicados a nós mesmo que alterando a modalidade de contratação pois jamais pensamos em perder a expertise deles.

Cliente do Segmento de Saúde

Você diria que a Kontik teve papel fundamental na resolução de todos os problemas que surgiram nesse período?

Sim. Foi um período atípico e muito novo para todos nós e a Kontik conseguiu manter o atendimento e honrar os compromissos.

Essas foram apenas algumas das várias palavras sinceras dos nossos clientes sobre o papel da Kontik durante a pandemia em suas rotinas de trabalho.

Não vamos parar de agradecer! Muito obrigado pela parceria tão forte e os votos para que esse elo se estenda pelos próximos anos. Que venha 2021, menos inconstante, se possível, e muito mais promissor.

Muito obrigado!