Saiba se você está viajando com seus medicamentos legalizados

Sempre que precisamos fazer uma viagem surge aquela dúvida: será que os medicamentos que preciso levar atendem corretamente a legislação do destino escolhido?

Muito bem, te ajudaremos a descobrir.

Em uma entrevista concedida recentemente ao jornal “The New York Times”, a supervisora de saúde da iJET International, Katherine L. Harmon, explicou que o viajante não precisa se preocupar tanto em relação ao transporte de seus medicamentos, contanto que seja em pequenas quantidades e para consumo próprio.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados, porque o não cumprimento da legislação local pode trazer consequências graves como: confisco, deportação, prisão e até pena de morte dependendo da seriedade da situação e do destino. Para não ter nenhuma surpresa, basta estar atento e informado sobre os seguintes pontos:

1 – Faça um planejamento: Tem uma viagem marcada? Se possível, faça um check-up com seu médico de confiança, contrate seu seguro de viagens habitual com o máximo de antecedência possível e, por segurança, saiba o endereço da embaixada brasileira no destino para onde você vai.

2 – Leve todos os medicamentos em suas embalagens originais ou em uma embalagem plástica transparente na bagagem de mão, para facilitar a checagem do agente de imigração.

3 – Caso você necessite consumir algum medicamento que exija receita para ser vendido, é essencial ter em mãos a prescrição original. É recomendado também que, quando possível, seja realizada a tradução para facilitar a leitura.

4 – Dependendo da finalidade e da aplicação do medicamento, alguns países exigem que os documentos (pedido original, tradução, os nomes genéricos,  agentes químicos e etc.) sejam enviados aos funcionários do governo bem antes da sua chegada. Alguns exemplos desses medicamentos são o EpiPen e o Benadryl.

5 – Reduza ou substitua seus medicamentos. Essa é a melhor solução em países onde a sua medicação é permitida, mas a quantidade é limitada. Se você decidir fazer isso, não se esqueça de testar o novo produto algum tempo antes de realizar a viagem, para ter certeza que ele se adapta ao seu corpo.