{"id":4015,"date":"2020-11-16T20:30:37","date_gmt":"2020-11-16T23:30:37","guid":{"rendered":"https:\/\/kontik.com.br\/?p=4015"},"modified":"2023-09-19T19:20:09","modified_gmt":"2023-09-19T22:20:09","slug":"a-perspectiva-da-industria-de-eventos-para-2021","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/kontik.com.br\/a-perspectiva-da-industria-de-eventos-para-2021\/","title":{"rendered":"A perspectiva da ind\u00fastria de Eventos para 2021"},"content":{"rendered":"\t\t
No Brasil, um dos ditados mais famosos que existem \u00e9 aquele que diz: \u201cS\u00f3 damos valor a algo quando o perdemos\u201d. Esse \u00e9 o dito popular que, talvez, melhor descreva o que muitas pessoas sentiram em rela\u00e7\u00e3o a atividades corriqueiras no per\u00edodo da pandemia. De uma hora para outra, por exemplo, shows e viagens se tornaram imposs\u00edveis. E, de uma hora para outra, passamos a dar muito valor a eventos digitais.<\/p>
Claro, existem pessoas que n\u00e3o enxergam dessa forma. Para elas, festas e eventos n\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o importantes assim, sendo poss\u00edvel passar longos per\u00edodos sem nada relacionado. Por\u00e9m, um\u00a0v\u00eddeo feito por profissionais<\/a>\u00a0do setor mostra que a relev\u00e2ncia da ind\u00fastria de eventos vai al\u00e9m das festas e entretenimento.<\/p> Segundo os especialistas, o setor de eventos \u00e9 respons\u00e1vel por 13% do PIB brasileiro, al\u00e9m de ser o segmento que traz retorno econ\u00f4mico em menor espa\u00e7o de tempo para o pa\u00eds. Por isso, shows, palestras, congressos e o turismo em geral s\u00e3o extremamente necess\u00e1rios para o Brasil.<\/p> Ent\u00e3o, para entender mais sobre essa situa\u00e7\u00e3o, a seguir, abordaremos as dificuldades que as empresas do setor tiveram durante a pandemia, a import\u00e2ncia dos eventos digitais e as perspectivas para o futuro. Continue com a gente e confira.<\/p> Boa leitura!<\/p> Eventos s\u00e3o uma das atividades que mais concentram pessoas em um mesmo local, quando feitos de forma presencial. Por isso, durante a pandemia, o segmento foi praticamente suspenso em todo mundo. S\u00f3\u00a0aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pelo\u00a0Sebrae<\/a>\u00a0mostrou que a pandemia afetou 98% das empresas.<\/p> Diante deste cen\u00e1rio, as consequ\u00eancias negativas foram inevit\u00e1veis. No Rio de Janeiro, uma das cidades que mais recebem eventos na Am\u00e9rica do Sul,\u00a0mais de 450 mil pessoas<\/a>\u00a0ficaram desempregadas por causa da paralisa\u00e7\u00e3o das atividades.<\/p> No entanto, o mesmo estudo do Sebrae que apontou o impacto negativo na ind\u00fastria, tamb\u00e9m mostrou que 35% das empresas conseguiram negociar suas d\u00edvidas, remanejar contratos e manter empregos dos funcion\u00e1rios.<\/p> Al\u00e9m da negocia\u00e7\u00e3o de contratos, outra solu\u00e7\u00e3o fundamental para a n\u00e3o paraliza\u00e7\u00e3o desta \u00e1rea\u00a0durante a pandemia foi o investimento em eventos digitais. Uma modalidade que j\u00e1 era utilizada h\u00e1 algum tempo, mas que ficava em segundo plano diante do tamanho dos encontros presenciais.<\/p> Para se ter uma ideia, um estudo da plataforma de servi\u00e7os online\u00a0EventBrite<\/i>\u00a0mostrou que houve um\u00a0crescimento de 2.000%<\/a>\u00a0na realiza\u00e7\u00e3o de eventos digitais durante os meses mais cr\u00edticos da pandemia, abril e maio.<\/p> N\u00e3o h\u00e1 d\u00favidas que os eventos digitais foram essenciais para que as empresas continuassem a manter as comunica\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias entre colaboradores, clientes e todos stakeholders. Por\u00e9m, com a libera\u00e7\u00e3o gradativa das atividades e a retomada econ\u00f4mica, a pergunta que surge \u00e9 se h\u00e1 espa\u00e7o tanto para os eventos digitais quanto para os presenciais.<\/p> Logicamente, h\u00e1 pessoas que n\u00e3o abrem m\u00e3o do fator f\u00edsico. Ainda que com restri\u00e7\u00f5es, elas preferem o entretenimento presencial \u00e0 praticidade e\u00a0o dinamismo\u00a0da transmiss\u00e3o digital \u2014 tendo em vista que os servi\u00e7os\u00a0digitais precisam ser mais diretos e relevantes para prender a audi\u00eancia.<\/p> Por outro lado, ter os eventos digitais como\u00a0\u00fanicas possibilidades de divers\u00e3o, aprendizado, aperfei\u00e7oamento etc., fez com que as pessoas descobrissem o prazer desse tipo de encontro. E, com a evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica a todo vapor, \u00e9 prov\u00e1vel que elas se mantenham como usu\u00e1rios desse modelo por muito tempo.<\/p> Claro que o processo de cria\u00e7\u00e3o dos eventos digitais \u00e9 bem diferente dos encontros presenciais. Um evento f\u00edsico demanda uma equipe muito maior de profissionais, que v\u00e3o desde pessoas para a montagem da estrutura at\u00e9 trabalhadores da \u00e1rea de seguran\u00e7a.<\/p> Por outro lado, o desenvolvimento de eventos digitais n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o \u201csimples\u201d. Al\u00e9m de uma estrutura e entretenimento bem planejados, \u00e9 preciso garantir infra- estrutura para conex\u00e3o e transmiss\u00e3o\u00a0que suporte a participa\u00e7\u00e3o de centenas ou milhares de pessoas.<\/p> Para os patrocinadores, a mescla de ambos os modelos tamb\u00e9m \u00e9 interessante. Eventos digitais dificilmente v\u00e3o sofrer com quest\u00f5es macroambientes como mudan\u00e7as clim\u00e1ticas, engarrafamentos etc. Al\u00e9m disso, pessoas que n\u00e3o se sentem bem em meio a multid\u00f5es tendem a marcar presen\u00e7a digitalmente.<\/p> Ou seja, uma vez agendado, dificilmente os eventos digitais deixar\u00e3o de acontecer ou n\u00e3o ter\u00e3o espectadores. Assim, uma marca pode aumentar a sua exposi\u00e7\u00e3o, aparecendo para multid\u00f5es tanto no mundo f\u00edsico quanto no mundo digital.<\/p> J\u00e1 para as empresas que utilizam os eventos para enviar seus funcion\u00e1rios a palestras, treinamentos, festas etc., essa mescla tamb\u00e9m \u00e9 interessante. Considerando que as grandes TMCs, como a Kontik, s\u00e3o capazes de atender aos dois modelos, h\u00e1 uma expans\u00e3o no leque de possibilidades no fechamento de contratos daqui para frente.<\/p> A retomada dos eventos presencias j\u00e1 est\u00e1 acontecendo, por\u00e9m com muitas restri\u00e7\u00f5es. Diante da impossibilidade de abrir seus espa\u00e7os para um n\u00famero maior de pessoas, muitos empres\u00e1rios est\u00e3o sem saber o que fazer para garantir um bom custo-benef\u00edcio em cada evento.<\/p> Eles entendem que investir em infraestrutura e pessoal para receber um n\u00famero baixo de usu\u00e1rios n\u00e3o \u00e9 interessante. O retorno sobre investimento \u00e9 baixo. Por\u00e9m, h\u00e1 ideias surgindo.<\/p> Uma sa\u00edda j\u00e1 utilizada em algumas cidades do pa\u00eds \u00e9 o\u00a0drive-in<\/a>, eventos onde os espectadores ficam dentro dos seus carros. Alguns shows no Rio, S\u00e3o Paulo e outras capitais mostram que a ideia est\u00e1 sendo bem aceita pelo p\u00fablico.<\/p>Como as empresas do setor sobreviveram durante a pandemia?<\/h3>
Mas, os eventos digitais vieram para ficar?<\/h3>
Processo de cria\u00e7\u00e3o dos projetos digitais.<\/h3>
Quais ideias podem ser aplicadas para os eventos presenciais e quais as perspectivas para 2021?<\/h3>