Convenção GBTA 2024: A Indústria de Viagens Corporativas em Foco
Neste próximo final de semana, em 21 de julho, inicia-se a 55ª Convenção anual da GBTA, o principal evento global para o setor de viagens de negócios, em que diversas vozes se reúnem para um propósito comum. A conferência ocorrerá em Atlanta/ GA, e a Kontik Business Travel estará presente em mais esta edição, trazendo as principais novidades e tendências do setor para nossos clientes.
Promovido pela Global Business Travel Association (GBTA), o encontro conta com a participação dos líderes de gestão de viagens e mobilidade das maiores empresas do mundo. A edição de 2023 contou com mais de 5 mil participantes e uma programação repleta de sessões educacionais, cases de sucesso e iniciativas que estão moldando as tendências do setor de viagens corporativas.
Os pilares do GBTA estão divididos nos seguintes pontos:
- CONECTE-SE pessoalmente com milhares de colegas, fornecedores e parceiros do setor, pois eles se beneficiam de oportunidades incomparáveis de crescimento profissional e empresarial.
- APRENDA e se inspire com palestrantes perspicazes e especialistas líderes sobre tópicos atuais.
- DESENVOLVA sua carreira e habilidades com sessões incomparáveis de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento profissional adaptadas para todos os níveis e interesses.
- DESCUBRA ferramentas, pesquisas e recursos – desde as mais recentes perspectivas e tendências do setor até as melhores práticas e tecnologias – que capacitam você a aprimorar sua organização, seus viajantes e suas equipes.
Viagens de Negócios Voltando com Força
O setor global de viagens de negócios está avançando em 2024, prestes a superar os níveis pré-pandemia com um gasto previsto de US$ 1,5 trilhão. Esta recuperação surge como uma lufada de ar fresco, conforme revelam os mais recentes dados da Global Business Travel Association (GBTA).
Agenda e Palestrantes de Destaque
O evento deste ano possui uma agenda impressionante e uma programação de palestrantes principais, incluindo:
- Dan Ariely: Renomado economista comportamental, autor de best-sellers, palestrante e professor.
- Carla Harris: Palestrante internacionalmente aclamada e consultora sênior de clientes do Morgan Stanley.
- Dr. Bertrand Piccard: Visionário iniciador e presidente da Solar Impulse Foundation.
Além da chance de ouvir esses líderes inspiradores, os participantes terão amplas oportunidades de fazer networking, conectar-se e crescer.
Recuperação Robusta
De acordo com o GBTA Business Travel Index Outlook (BTI), o setor está experimentando uma recuperação robusta. A GBTA entrevistou 4.700 viajantes de negócios em 22 países, com 82% expressando que as viagens de negócios contribuem significativamente para alcançar seus objetivos de negócios. Esse sentimento é espelhado por especialistas do setor de viagens, com 67% dos compradores de viagens prevendo orçamentos de viagens maiores ou estáveis para 2024.
Apesar de desafios como o aumento dos custos e as incertezas econômicas, as empresas reconhecem o valor único dos compromissos presenciais. “O papel vital da conexão e do engajamento face a face permanece inegável tanto para as empresas quanto para os viajantes de negócios”, disse Suzanne Neufang, CEO da GBTA.
Fatores que Moldam o Futuro
Vários fatores podem remodelar o cenário das viagens corporativas: tensões geopolíticas, inflação regional e condições financeiras surgem como riscos potenciais. Além disso, a evolução dos padrões de trabalho, as preocupações com a sustentabilidade e o aumento das viagens “bleisure” (negócios + lazer) estão transformando a forma como os profissionais abordam as viagens corporativas.
Os dados do GBTA revelam uma mudança significativa em direção ao bleisure, com 62% dos viajantes de negócios agora mais inclinados a combinar viagens de trabalho com tempo pessoal, em comparação com os níveis pré-pandemia.
Otimismo dos Líderes do Setor
Líderes do setor aéreo também ecoam esse otimismo. Andrew Nocella, diretor comercial da United Airlines, destacou um aumento notável no tráfego comercial doméstico e expressou sentimentos otimistas em relação à recuperação do mercado asiático no início deste ano.
“A demanda doméstica permanece forte com aumentos nos volumes de tráfego de negócios ano a ano”, afirmou Nocella durante a teleconferência de resultados de janeiro da United. Ed Bastian, CEO da Delta Air Lines, relatou um forte ressurgimento nas viagens de negócios na última teleconferência de resultados da companhia aérea, observando uma demanda doméstica e internacional robusta.
A Delta divulgou um comunicado anunciando que “as vendas corporativas gerenciadas cresceram 14% ano a ano, lideradas pelo retorno de grandes contas corporativas, particularmente nos setores de Tecnologia, Serviços ao Consumidor e Serviços Financeiros”. Resultados recentes de pesquisas corporativas indicam que 90% das empresas esperam que seus volumes de viagens aumentem ou permaneçam os mesmos no trimestre de junho e além.
A Kontik Business Travel está animada para participar da Convenção GBTA 2024 e trazer todas as novidades e tendências que surgirão deste evento.